Celebrações do Dia Mundial do Turismo 2018 serão na Hungria

As celebrações oficiais do Dia Mundial do Turismo 2018 terão lugar na Hungria, de acordo com decisão da 61ª reunião da Comissão da OMT para Europa, que juntou mais de 30 países membros e afiliados da organização, em Chisinau, capital da Moldávia. Em 2019 esta comissão regional reúne-se na República Checa.

A 61ª reunião da Comissão da OMT para Europa debateu questões prioritárias deste organismo, tais como as estratégias que visam posicionar o turismo como motor essencial de desenvolvimento sustentável no continente europeu.

A reunião prestou particular atenção à necessidade de continuar a potenciar o trabalho da OMT no que respeita à promoção de viagens seguras e sem interrupções. Refira-se que a OMT criou recentemente um grupo de trabalho sobre turismo e segurança com a finalidade de fazer avançar esta questão. Os estados membros condenaram os vários atentados terroristas perpetrados na Europa.

A comissão também examinou o trabalho dos comités técnicos da Organização Mundial do Turismo sobre competitividade e sustentabilidade, bem como as contas nacionais de turismo (CNT), e as actividades realizadas pelos estados membros para celebrar o Ano Internacional de Turismo Sustentável para o Desenvolvimento 2017.

Outros pontos da agenda foram a transformação do código de ética mundial para o turismo da OMT em convénio internacional, a criação de comités nacionais sobre ética de turismo, e as prioridades do programa de trabalho da OMT para 2018-2019.