Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura definem estratégia de promoção conjunta

A Comissão de Turismo da Euro-Região Alentejo-Centro de Portugal-Extremadura reuniu-se esta quinta-feira em Mérida para definir as áreas estratégicas que irão ser alvo de uma promoção turística comum, que passam, nomeadamente pelo património classificado pela Unesco, património histórico, praia, natureza, turismo religioso e gastronomia e vinhos.

No encontro, foram apontados vários caminhos a seguir, no sentido de se avançar com fórmulas de promoção conjunta que atraiam cada vez mais visitantes.

Ficou acordado que as três regiões irão fazer uma descrição do destino comum, em dois ou três idiomas, realçando as potencialidades da EUROACE como um todo. Ficou igualmente decidido que as três regiões irão unir esforços no sentido de que o Turismo faça parte da próxima Cimeira Ibérica entre Portugal e Espanha. Em conjunto, as três regiões receberam o ano passado 5,5 milhões de hóspedes, responsáveis por 9,5 milhões de dormidas.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional Promoção Turística Centro de Portugal, está optimista em relação ao que o futuro reserva para as três regiões em conjunto e acredita que perante o desafio global de definir uma estratégia de consolidação do crescimento do turismo, “esse trabalho só pode ser feito em parceria, em rede”, e que “com a Extremadura e o Alentejo aumentamos os nossos recursos e seremos capazes de aumentar a nossa visibilidade”.

“O espírito que presidiu a esta reunião é o de que podemos trabalhar em conjunto novos mercados”, disse ainda, para acrescentar que “o resultado desta promoção conjunta há-de ser maior que a soma das três partes”.

Francisco Martin Simon, director-geral de Turismo da região espanhola sublinhou que “o turismo está a ser um motor de desenvolvimento nos três territórios”.

Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, frisou a importância de este processo de promoção conjunta ter de contar com os empresários, no terreno: “Acredito que se unirmos os nossos esforços chegaremos mais longe”, indicando ainda que os empresários terão de associar-se a estas iniciativas, uma vez que esta não é uma acção de três entidades separadas da vida empresarial.

As próximas reuniões da Comissão de Turismo da EUROACE acontecerão no Alentejo e no Centro de Portugal.