Centro de Portugal e Extremadura lançam mapa transfronteiriço

A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e a Junta de Turismo da Extremadura apresentaram quinta-feira, no stand desta região espanhola, o “Mapa Transfronteiriço Centro de Portugal e Extremadura”.

Esta foi a primeira acção realizada no âmbito de um abrangente projecto de parceria institucional entre ambas as entidades, que visa alavancar uma estratégia de promoção turística entre ambos os territórios. O mapa apresentado na feira de Madrid, pretende promover junto do grande público, em Espanha e Portugal, alguns dos principais recursos e produtos turísticos existentes nestas duas regiões, em particular o património edificado e imaterial, a cultura, gastronomia e o enoturismo.

“Sendo a Espanha o primeiro e por isso, principal mercado emissor para o Centro de Portugal, e sendo o crescimento económico da Província da Estremadura superior à média espanhola, este é um mercado que nos interessa particularmente, também pela proximidade ao Centro de Portugal, no âmbito da estratégia de internacionalização defendida para a nossa região”, explicou Pedro Machado.

Pedro Machado referiu ainda que 2017 é um ano particular para o Centro de Portugal que se prepara para acolher em Maio, o Papa Francisco por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima. O responsável sublinhou ainda o facto de o Centro de Portugal ter sido eleito “Destino Preferido” pela APAVT em 2017 e Destino Preferido do Ano da ECTAA – Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus, que reúne representantes de mais de 30 países e mais de 80.000 agências de viagens.

O presidente da Turismo do Centro referiu ainda que “Coimbra acolhe em Abril a reunião da Unesco e, em Outubro, Fátima irá receber o Encontro da Organização Mundial de Turismo”, para sublinhar que estes acontecimentos irão contribuir para catapultar a região “para um ano que se adivinha deveras proveitoso, altura certa para aproveitar oportunidades e atingir um índice de notoriedade nacional e internacional, nunca antes alcançado”.

No lançamento deste mapa transfronteiriço estiveram presentes, além de Pedro Machado, o director-geral da Junta de Turismo da Extremadura, Francisco Martín-Simón, o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, João Ataíde, a directora-geral de Acção Exterior, Rosa Balas e o membro da Direcção do Turismo do Centro de Portugal, Jorge Loureiro.