Centro, Tunísia e Pampilhosa da Serra são os melhores stands da BTL 2015

A Turismo do Centro e a Tunísia são os melhores stands nacional e internacional da edição de 2015 da Feira Internacional de Turismo – BTL, enquanto a menção honrosa coube à montra da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra.
Os respectivos prémios foram entregues ontem em Lisboa, pelo presidente da AIP, Rocha de Matos, ao presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, à embaixadora da Tunísia em Portugal, Saloua Bahri, e ao vice-presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio.
Na ocasião, o presidente da AIP destacou a BTL como um salão de referência, a maior Feira falada em português, afirmando-se como ponto de encontro privilegiado de diversos países do mundo. O seu sucesso, segundo Rocha de Matos, “deve-se ao empenhamento activo dos vários participantes, que lhe dão um encanto especial”, por isso “decidimos mais uma vez atribuir prémios aos melhores stands, premiar o melhor dos melhores, pela originalidade da decoração, promoções desenvolvidas durante a Feira e animação, factores que dignificam a BTL”.
Para Pedro Machado para muitos, era impossível associar Destinos0 municípios num só stand, mas “valeu a pena arriscar”.
A participação da TCP na BTL 2015 teve como primeiro objetivo dar a conhecer a nova logomarca e nova campanha comunicacional para o destino Centro de Portugal. Neste contexto, os diversos elementos técnicos e estéticos do stand, (arquitetura, grafismo, decoração, multimédia..) foram estruturados visando comunicar a nova identidade corporativa e activos da marca. Com a assinatura “Turismo Centro de Portugal, um país dentro do País”, o sistema verbal da marca associa os conceitos de dimensão, diversidade e abundância de oferta, evidenciando a riqueza que emana da diversidade, na qual tudo se articula.
Segundo a embaixadora tunisina em Portugal “este prémio reveste-se de especial importância tendo em conta os últimos acontecimentos que tiveram lugar na Tunísia e demonstra uma mensagem de apoio” ao seu país.
O vice-presidente da CM de Pampilhosa da Serra realçou, na sua intervenção, que “afinal vale a pena uma participação autónoma na BTL”, porque apesar do município partilhar as políticas do Turismo do Centro, “os concelhos do interior ou da serra, afastados da maior parte das infra-estruturas importantes têm que fazer um esforço redobrado para poder ter visibilidade.
A edição de 2015 da BTL teve um total de Produtos e Serviços2 mil visitantes, um aumento de 6% comparativamente ao ano anterior, contou com 400 buyers convidados de 35 países, que geraram mais de três mil reuniões. A Feira contou este ano com a presença de Associativismo novos países e um total de 1.050 expositores e foi visitada por mais de 35 mil profissionais de turismo.
C.M.