CEO da Air France-KLM substitui Tony Tyler na IATA

A Junta de Governadores da IATA designou por unanimidade Alexandre de Juniac, CEO da Air France-KLM, como director-geral e CEO da Associação Internacional do Transporte Aéreo para substituir Tony Tyler, que se retira.

A nomeação será confirmada durante a Assembleia Geral Anual da associação aérea que se realiza de 1 a 3 de Junho em Dublin. Nessa altura, Juniac deixará definitivamente a presidência do grupo franco-holandês que ocupa desde 2013.

Sob a liderança de Tony Tyler, a IATA cresceu e está mais forte, graças à construção de alianças entre a indústria e os governos e ao aumento da diversidade de modelos de negócio no seio dos seus membros, que permitiram crescer para 264 companhias aéreas.

Por outro lado, sob a gestão de Juniac, a Air France-KLM levou a cabo um ambicioso plano de reestruturação que permitiu melhorar a sua eficiência e rendimento operacional. Entre 1995 e 2009, o executivo ocupou vários postos de liderança em Thales (companhia francesa aeroespacial, de defesa e transportes, conhecida anteriormente por Thomson-CSF). Na sua última posição, Juniac foi responsável de operações e vendas da empresa na Ásia, África, Médio Oriente e América Latina. Também ocupou vários cargos no governo francês.