Chão do Rio – Turismo de Aldeia recebe certificação Biosphere

Oito meses depois do incêndio que obrigou ao seu encerramento temporário, Chão do Rio – Turismo de Aldeia, em Travancinha, a 12Km de Seia e Oliveira do Hospital, tornou-se na primeira unidade de Turismo Rural em Portugal a receber a certificação Biosphere.

                   

A unidade, que já se encontra de novo em funcionamento pleno, celebrou a sua reabertura no passado dia 16 deste mês, com um arraial popular no seu espaço exterior. Os festejos ficaram marcados pelo recebimento, das mãos do presidente da Câmara de Seia, Filipe Camelo, da certificação Biosphere Responsible Tourism, que tornou o empreendimento na primeira unidade de Turismo Rural em Portugal a receber esta certificação.

Esta certificação vem colocar em evidência as práticas exemplares no âmbito do turismo sustentável adoptadas por esta unidade de Turismo de Aldeia.

Refira-se, a propósito, que a Biosphere Responsible Tourism atribui e reconhece o trabalho em prol da Sustentabilidade de Destinos e empresas do sector turístico, certificando as suas boas práticas de sustentabilidade em linha com os seus diversos referenciais internacionais e procurando sempre um forte equilíbrio entre os 3 pilares da sustentabilidade: o económico, o social e o ambiental.

“O Chão do Rio espera que esta certificação seja um impulso importante para relançar a unidade no mercado, depois do seu afastamento temporário”, lê-se na informação enviada à nossa redacção.

O Chão do Rio – Turismo de Aldeia é uma quinta com oito hectares, árvores antigas, grandes maciços em granito, cogumelos e flores raras, onde existe um aglomerado de casas em pedra e telhados de colmo, em volta de uma piscina biológica. No momento da chegada, os hóspedes têm ao seu dispor vários produtos para o pequeno-almoço num grande cesto. É possível preparar as próprias refeições e estão disponíveis comodidades partilhadas para churrascos e forno de lenha. Mediante pedido prévio, poderão ser entregues refeições, confeccionadas num restaurante das proximidades.