Chefe Cozinheiro do Ano: inscrições abertas

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano, que visa reunir e valorizar cozinheiros profissionais, que se distingam na confecção de pratos que remetem à portugalidade, já tem com inscrições abertas.

Os pratos confeccionados nesta 29ª edição do Chefe Cozinheiro do Ano fazem recurso a produtos fornecidos pela Makro Portugal, que apoia o concurso com os seus produtos de marca própria a serem utilizados durante as provas. Paralelamente, um dos prémios finais destinado ao vencedor vai também estar a cargo da insígnia.

O concurso é destinado a todos os profissionais de cozinha residente em Portugal, com idade superior a 25 anos ou com mais de cinco anos de experiência profissional comprovada. As inscrições já se encontram abertas, até ao próximo dia 8 de Março, através do site do Chefe Cozinheiro do Ano.

Após a fase de inscrições, a competição segue para os concursos regionais onde os concorrentes apurados terão de desenvolver um menu composto por uma entrada, prato de peixe, prato de carne e principal, sobremesa e um prato tradicional de tacho ou forno, num tempo máximo de 6 horas e 40 minutos. Esta fase irá apurar os melhores concorrentes das regiões Norte/Centro, Lisboa, Sul/Ilhas para a final nacional.

O júri será composto por Nuno Mendes, chef dos restaurantes Chiltern Firehouse e Taberna do Mercado, em Londres, António Bóia, director técnico, Helmut Ziebell, júri honorário, e Orlando Esteves, embaixador da competição. Numa competição que já conheceu vencedores como os chefs Luís Gaspar, Rui Martins, João Rodrigues, Vítor Matos e Henrique Sá Pessoa, destaca-se ainda o prémio de 1.000€ atribuído pela Makro ao vencedor.