Cimeira da Macaronésia vai discutir cooperação no sector do turismo

Fomentar e concretizar parcerias de desenvolvimento de áreas estratégicas como o turismo e o investimento são alguns dos objectivos da Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia (CAM) que decorre esta sexta-feira e sábado em São Miguel, no Açores.

A cooperação entre os quatro arquipélagos da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde) é a génese deste encontro que teve a sua primeira edição em 2010, na ilha cabo-verdiana de São Vicente.

O programa, de acordo com notícia da agência Lusa, prevê intervenções políticas e a cerimónia de passagem da presidência da cimeira para os Açores, enquanto na conclusão será apresentada uma declaração conjunta aprovada pelos representantes dos diferentes arquipélagos.

Para além do turismo e do investimento, outros temas em debate terão a economia do mar, promoção do comércio, alterações climáticas e prevenção de riscos, juventude e cultura, investigação, desenvolvimento e inovação.

Por outro lado, vai ser aprovado um documento prévio para a candidatura de um projecto de cooperação a financiamento do PO-MAC (Programa Operacional Madeira-Açores-Canárias), denominado “Integra””, que visa apoiar a coordenação e o acompanhamento das áreas estratégicas definidas, e contribuir para melhorar a competitividade das empresas dentro deste espaço geográfico.