Cláudia Monteiro de Aguiar participou no Dia Europeu do Turismo

A eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar foi oradora nas comemorações do Dia Europeu do Turismo levadas a cabo esta terça-feira pelas instituições Europeias e pelas organizações do sector.

Em Bruxelas, na Conferência “Reforçar as sinergias entre o Turismo, Cultura e as indústrias Criativas”, organizada pela Comissão Europeia, a deputada falou sobre “O papel do património cultural na criação de novos produtos turísticos“.

Na sua intervenção apontou “a digitalização dos produtos e serviços como forma de responder à nova dinâmica da procura e a disponibilização de Wifi gratuito nos destinos, como factor de valorização dos mesmos” e dá como exemplo o projecto CurioSEAty, do qual a Madeira fez parte, para criação de uma rota do património subaquático em colaboração com França, Espanha e Croácia, que acredita “que deve passar à fase de evoluir para uma app disponível aos amantes do Turismo Náutico e Marítimo”.

Cláudia Monteiro de Aguiar participa ainda esta quarta-feira no evento organizado pela Associação de Hotelaria Europeia e pela Associação de PMEs onde irá abordar os desafios do sector do Turismo na criação de emprego. A presidente do Grupo de Trabalho Turismo aponta como grande desafio da actualidade “a economia digital e os modelos da economia colaborativa como dois veículos que impulsionam o empreendedorismo e levam à criação de empresas.” Mas ressalva que “é preciso formar os cidadãos e dotá-los de novas competências digitais, bem como a importância de adaptar as legislações laborais nacionais a esta nova realidade”.

Já no próximo dia 2 de Dezembro, a eurodeputada estará na abertura da Conferência “Economia Colaborativa e o Turismo”, em Barcelona, onde sublinhará que “os Estados-Membros e as suas várias regiões não devem travar a inovação e os modelos da economia colaborativa”.