click2portugal: adesão gratuita e “extras” a “preços imbatíveis” garante AHP

A plataforma, que a AHP quer que chegue ao final do ano com 400 adesões, está aberta a todas as unidades hoteleiras. A adesão é gratuita mas porque estar na plataforma só dará resultado aos que tiverem uma boa presença online, a AHP irá providenciar vários serviços extra (fotos, vídeos, etc.) a preços que, segundo a Associação, serão “imbatíveis”.

Embora já se encontre concluída, a plataforma click2portugal.com vai estar disponível para o consumidor final apenas no último trimestre deste ano e o objectivo da AHP é que, no momento em que for disponibilizado, concentre já uma oferta de 400 unidades hoteleiras, segundo avançou Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP.

Neste momento, a Associação da Hotelaria de Portugal está a angariar unidades hoteleiras para a sua plataforma de reservas que tem como objectivo agregar toda a oferta hoteleira a nível nacional, indo, desta forma, muito para além do universo dos 700 associados da AHP. O processo de angariação está a correr bem já que, tendo sido iniciado este mês, conta já com mais de uma centena de adesões, desde grandes grupos nacionais, como Pestana ou Vila Galé, até hotéis independentes e, destas cerca de 100 unidade, 25% não é associado da AHP.

Segundo Cristina Siza Vieira, serão os hotéis independentes, tal como os mais afastados dos grandes centros urbanos e as pequenas unidades, que mais terão a ganhar com a sua adesão à plataforma pois são também estes que, pelo menos numa parte dos casos, ainda não estão dotados das melhores práticas no que toca à sua presença online.

A plataforma está aberta a todas as unidades, sejam ou não associadas da AHP e o pacote base de adesão que inclui, por exemplo, traduções, é gratuita. Mas porque estar numa plataforma de reservas só será uma mais valia para a própria unidade se a sua presença online (o seu site próprio) for boa, a Associação vai poder ajudar com várias serviços.

Assim, se um hotel não dispuser de vídeo no seu site, a AHP poderá realizá-lo e fornecê-lo ao hotel (que ficará depois seu proprietário) mediante um custo que começa nos 250€+IVA e que depende da dimensão da unidade. O mesmo acontece com a galeria fotográfica que poderá ser fornecida a um custo desde 80€+IVA.

A plataforma de reservas click2portugal funciona como uma extensão do website da unidade hoteleira e vai estar acessível a partir do site do Turismo de Portugal, www.visitportugal.com.