Colmeal renasce como novo hotel rural

O novo hotel rural Colmeal Countryside Hotel veio reavivar a secular aldeia do Colmeal, em Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda, sob o conceito de slow tourism, em que se privilegia o silêncio e a tranquilidade, sob o mote de “land of silence”.

O projecto de arquitectura do hotel rural, por Pedro Brígida e Alice Faria, reconverteu o conjunto de edifícios rústicos em ruínas num moderno hotel, que se desenvolve entre a Casa dos Cabrais e uma das Casas de Campo, antigas habitações de agricultores e pastores construídas em xisto e granito.

O Colmeal Countryside Hotel possui 13 quartos e uma suite, Spa com sauna e massagens, parque infantil, piscina exterior e um restaurante com carta assinada pelo chef Vítor Claro, com uma interpretação contemporânea dos sabores tradicionais. Vítor Claro criou também uma linha de produtos de marca própria do hotel, como o vinho “Silêncio”, o mel “Essência” e o azeite “Harmonia”.

A loja do hotel disponibilizará esta linha de produtos, bem como peças de mobiliário exclusivo com design dos arquitectos Pedro Brígida e Alice Faria, e mantas, puffs e outros acessórios originais da Burel Factory, a marca que lã que equipou o hotel.

A unidade insere-se numa área de 650 hectares pertencentes à Quinta do Colmeal, antiga propriedade rural que se estende pela encosta da Serra da Marofa. Na propriedade existem pinturas rupestres do período neolítico, o conjunto habitacional, a igreja e a casa senhorial que pertenceram, à família de Pedro Álvares Cabral.

O Colmeal Coutryside Hotel contribui para a dinamização da economia local, criou 12 postos de trabalho directos e fixou novos moradores da aldeia. A médio prazo está já prevista uma ampliação do empreendimento, que envolve a reconversão de mais cinco das Casas de Campo, a expansão do hotel e a recuperação da igreja.