Comissão Europeia lança Capital Europeia do Turismo Inteligente 2019

Já abertas, as candidaturas a Capital Europeia do Turismo Inteligente 2019 decorrem até ao próximo dia 30 de Junho e a cerimónia de entrega dos prémios será em Bruxelas a 7 de Novembro.

O concurso conta com 4 categorias individuais e pretende nomear as cidades que se destacam pelas melhores práticas em acessibilidade, digitalização, sustentabilidade e património cultural e criatividade. As duas cidades que demonstrem soluções inovadoras nestas 4 categorias, podem ser, igualmente, galardoadas com o título Capital Europeia do Turismo 2019.

Esta foi uma iniciativa apresentada pela Comissão dos Transportes e Turismo e apoiada, em primeira mão, pela Deputada Cláudia Monteiro de Aguiar que a considera “uma vitória para o sector do Turismo que uma vez mais surge na agenda da Comissão Europeia.

Cláudia Monteiro de Aguiar explica que “este projecto nasce no seio da Comissão dos Transportes e Turismo, proposto pelos deputados do grupo de trabalho, e  junta dois elementos essenciais: o turismo e as cidades inteligentes, um elemento diferenciador que assegura a qualidade do destino para quem visita as cidades mas também que  considera a qualidade de vida de quem vive e trabalha nas cidades”.

A deputada considera ainda que “as cidades portuguesas, candidatando-se, têm mais uma oportunidade de promover os seus produtos, os seus serviços demonstrando que há Regiões em Portugal a acompanhar as tendências da tecnologia, da inovação ao serviço das pessoas”.

Mais informações em: http://smarttourismcapital.eu/about/.