Comissário europeu Carlos Moedas vai abrir o 27º Congresso da AHP

Com o tema “Turismo: Olhar o Presente, Preparar o Futuro, o 27º Congresso da AHP vai contar com a presença, na abertura dos trabalhos, do comissário europeu, Carlos Moedas. O encerramento será presidido por Francisco Calheiros, presidente da CTP. O Congresso terá lugar de 25 a 27 de Outubro, em Évora.

O primeiro painel do congresso será em torno do tema “Sociedade: Olhar o Presente – Desafios e tensões / capacidade de carga turística”, durante o qual os oradores irão debater questões que dizem respeito à gestão do impacto e das tensões sobre os destinos urbanos portugueses e como é que outros países trabalham o equilíbrio da capacidade de carga.Amancio López, presidente do Grupo Hotusa e membro da Junta Directiva do Grémio de Hotéis de Barcelona, António Lamas, presidente da Fundação CCB e da Estrutura de Missão da Estratégia Integrada de Belém, e o Embaixador Francisco Seixas da Costa serão oradores.

“Sociedade: Olhar o Presente do turismo: Portugal, Espanha e o Mundo” será tema de outro painel do congresso, que terá como convidados Maribel Rodríguez, Country Manager da WTTC para Espanha, Portugal e América Latina, António Trindade, presidente do Conselho de Administração do Grupo Porto Bay e José Luis Zoreda, vice-presidente da Exceltur.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, irá apresentar a estratégia da Entidade até 2020 e os planos operacionais estratégicos da região.

Luís Correia da Silva, ex-secretário de Estado do Turismo, vai moderar o painel “Investir no Turismo em Portugal”, que contará com intervenções de Chitra Stern, administradora do Martinhal Hotels & Resorts, Jorge Ponce de Leão, presidente da ANA Aeroportos, e José Theotónio, CEO do Grupo Pestana.

Temas como a rentabilidade e sustentabilidade do negócio hoteleiro, os custos de contexto, avaliação e oportunidade de investimento serão examinados no painel “O valor do negócio hoteleiro”, que terá como Keynote Speaker Robert Chess, Senior Director da CBRE, e convidados Núria Vasquez, vice-presidente do Grupo Accor para Espanha e Portugal, e Manuel Proença,  presidente do Grupo Hoti.

O Alentejo estará em destaque no painel ” Os “Empreendedores” do Turismo no Alentejo”, no qual os oradores irão dar testemunho do processo de crescimento e posicionamento desta região. Neste painel participarão Catarina Valença Gonçalves, fundadora e directora geral da Spira, Ana Isabel Rebelo, administradora do Torre de Palma Wine Hotel,  e Gonçalo Pessoa,  administrador do Sublime Comporta.

O tema “Tendências (ou talvez não…) ” contará com a participação de Luc Hendrickx, Senior Manager da Events by TLC, Jean Pierre Marois, hoteleiro e proprietário do Hotel “Les Bains, Paris” e ainda com Bernardo D’Eça Leal, hoteleiro e administrador do hostel “The Independente” e do restaurante “The Decadente”. Estarão em cima da mesa questões como o futuro dos espaços de reunião dos hotéis nos próximos cinco anos, o design do futuro, a fusão do antigo com o moderno, a geração Millennialse as novas formas de viajar.

“Posicionar Portugal como destino turístico” é o último painel do congresso. Mário Candeias, diretor de operações do Pestana Luxury Hotels, Luís Matoso,vogal  do Conselho Directivo do Turismo de Portugal e Rui Ventura, presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing serão os oradores.