Congresso AHP: Programa destaca empreendedorismo no Alentejo

O Alentejo estará em destaque no painel “Os Empreendedores do Turismo no Alentejo”, no primeiro dia de trabalhos. Em debate estará o crescimento e posicionamento da região, a necessidade e vantagem na articulação entre a tradição e os “novos negócios”, e o que faz do Alentejo um “refúgio de luxo” do Turismo em Portugal.

A formar este painel estará a fundadora e directora geral da Spira, Catarina Valença Gonçalves, a administradora do Torre de Palma Wine Hotel, Ana Isabel Rebelo, e Gonçalo Pessoa, um dos novos empreendedores do Litoral Alentejano e com o desafio de se pretender posicionar no segmento luxo.

Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, será o moderador que irá também reflectir sobre os modelos de promoção internacional deste destino, a sua articulação com o sector privado e os produtos estratégicos turísticos âncora do Alentejo.

No painel sobre “Investir no Turismo em Portugal”, reservado para o mesmo dia (26), a moderação estará a cargo de Luís Correia da Silva, com a participação de Chitra Stern, administradora do Martinhal Hotels & Resorts, acompanhada de Jorge Ponce de Leão, presidente da ANA Aeroportos e José Theotónio, CEO do Grupo Pestana.

Em debate estarão temas como “Porquê Portugal? O que pensam do negócio do turismo em Portugal? Que oportunidades e constrangimentos existem? Em que mercados estão a apostar?”.

O painel “O Valor do negócio hoteleiro” terá como temas a rentabilidade e sustentabilidade do negócio hoteleiro, os custos de contexto, avaliação e oportunidade de investimento. Para este painel está destacado Robert Chess, senior director da CBRE como Keynote Speaker, acompanhado de Núria Vasquez, vice-presidente do Grupo Accor para Espanha e Portugal, e Manuel Proença, presidente do Grupo Hoti. O debate será moderado por Eduardo Abreu, da Neoturis.

O jantar do Congresso contará com as intervenções de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo Português, e de António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

O 27º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo terá lugar em Évora, de 25 a 27 de Outubro. O programa do congresso poderá ser consultado em aqui.