Congresso APAVT: Crescimento sustentado da Madeira passa pela requalificação

A ideia foi deixada por Eduardo Jesus, secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, no congresso da APAVT, onde foi keynote speaker do painel “Portugal: Opções Estratégicas e Factores de Competitividade”. O governante madeirense falou da estratégia para o turismo da região que, segundo anunciou, será em breve posta em discussão pública.

A Madeira, que conta com oito milhões de euros para promoção, dos quais 67% são financiados pelo governo regional, está a preparar uma nova estratégia de desenvolvimento turístico para os próximos anos, para a qual o executivo madeirense procura o contributo de todos os madeirenses. “Dentro de poucos dias”, anunciou Eduardo Jesus, a nova estratégia para o turismo da Madeira vai ser colocada em discussão pública “para que toda a população da Madeira, seja do sector ou não, possa participar”, justificou.

Mas o secretário Regional, que considerou que os bons indicadores turísticos que a região está a alcançar significam uma “enorme responsabilidade” e um “grande compromisso” para o futuro, avançou, em Aveiro, que a nova estratégia para o turismo da região vai assentar em 3 eixos fundamentais: requalificação do sector; valorização da identidade e afirmação pela diferença.

Segundo Eduardo Jesus, só através da requalificação a Madeira pode “partir para a sustentabilidade”. Por isso, garantiu, a região “não quer voltar a crescer em número de camas como cresceu em anos anteriores”, pretende é que o seu crescimento seja alicerçado na requalificação, nomeadamente da hotelaria.

“A nossa prioridade está na requalificação da oferta”, em “valorizar o que temos, acrescentar valor àquilo que nós temos”, sustentou, assegurando que, em matéria de turismo, a região assume “três compromissos fundamentais”: conciliar a honestidade da mensagem com as expectativas geradas; salvaguardar a identidade num mercado altamente competitivo e compatibilizar a sustentabilidade do destino com o seu crescimento.

É dentro desta estratégia que se insere o programa Madeira Specialist que, subordinado ao lema “A Madeira cresce consigo’ pretende formar especialistas na venda do destino no mercado nacional. Dirigido aos agentes de viagens, o projecto foi desenvolvido em parceria com a APAVT e a Associação de Promoção da Madeira.

A Madeira, recorde-se, foi em 2016 Destino Preferido da APAVT, um programa que teve resultados muito positivos para a região, fruto de uma colaboração estreita que, ao que tudo indica, terá sequência no futuro. Tanto mais que, no encerramento do 42º Congresso da APAVT, o secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, mereceu a distinção de Associado Honorário da APAVT.