Congresso da AHP debate impactos do crescimento turístico nas cidades

Subordinado ao tema “Descobriram Portugal. E Agora?”, o 29º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo, que se realiza em Coimbra de 15 a 17 de Novembro, vai contar com um painel de análise aos Impactos do crescimento do turismo nas cidades. Entre outros, está confirmada a presença de um representante do Turismo de Barcelona.

 “Como crescer sem perder a identidade?” é o tema do painel que terá, como Keynote Speaker, Doug Lansky, Travel Writer e Tourism Development Advisor, defensor de que o importante são os traços distintivos de cada cidade, que se podem perder com a massificação do turismo e trazer a médio prazo prejuízos para quem investe no sector.

Segue-se uma mesa redonda moderada por Miguel Júdice, e em que intervirão Manuel Proença, presidente do Grupo Hoti Hotéis, o jornalista Daniel Oliveira e Albert de Gregorio, subdirector do Turismo de Barcelona, que irá falar sobre o modelo implementado na capital catalã.

Para Raul Martins, presidente da AHP, é importante que o sector assuma a liderança desta reflexão, sobretudo por ser o principal interessado no crescimento sustentável do Turismo”. O responsável defende que deve ser encontrado “um modelo que permita monitorizar o volume de turistas versus capacidade de alojamento versus capacidade de habitação versus capacidade das infra-estruturas, designadamente de transporte, aeroportuária, segurança, higiene urbana, etc. E, em razão desta monitorização, planear o Turismo. Isso é o que as várias cidades da Europa fazem mas que em Portugal ainda não acontece”.

As inscrições encontram-se abertas até 6 de Novembro, mas para beneficiar de condições especiais, os interessados poderão fazer a inscrição até esta sexta-feira, 20 de Outubro, em www.congressoahp.pt

Para conhecer o programa do congresso, clique aqui.