Congresso da AHP vai ser em Coimbra de 15 a 17 de Novembro

O 29º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo vai ter lugar em Coimbra, de 15 a 17 de Novembro. Depois de Viseu, em 2003, e Figueira da Foz em 2011, a AHP regressa à Região Centro de Portugal para a realização do seu congresso anual. O lançamento do tema e apresentação da imagem do congresso decorrerão numa sessão em Lisboa, em Julho.

O anúncio da data e local da próxima reunião magna dos hoteleiros foi feito depois do presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado, ter recebido, nos Paços do Concelho daquela cidade, o presidente da AHP, Raul Martins, acompanhado por Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro.

Na ocasião, Raul Martins declarou que “a cidade de Coimbra, capital de Portugal até 1255, é, pelas histórias que conta, pelo seu vastíssimo património cultural e arquitectónico, pelo desenho urbano e vida académica, um destino com enorme potencial turístico”, indicando ainda que “s números da hotelaria e do turismo mostram-nos isso mesmo, o crescimento sustentado dos últimos dois anos vem comprovar o interesse crescente dos turistas pela região”.

Para o presidente da AHP, “a par do excelente trabalho de promoção e afirmação que tem vindo a ser desenvolvido na região, o Convento São Francisco, onde se vai realizar o Congresso, é uma infra-estrutura belíssima e totalmente equipada para receber este grande Congresso, como teremos oportunidade de demonstrar”.

Manuel Machado sublinhou, na ocasião, que “temos todo o interesse em acolher este 29º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo no Convento São Francisco, um evento que decorrerá graças à articulação desenvolvida pela Associação da Hotelaria de Portugal, e o seu presidente, Raul Martins, a Entidade Regional de Turismo do Centro, e o seu presidente Pedro Machado, e demais colaboradores, como a Câmara Municipal”, para evidenciar a importância, que começa a ser constatada, do equipamento que a Câmara Municipal de Coimbra recriou [Convento São Francisco], recuperou e preparou para acolher importantes congressos, nos mais diversos domínios. “Tem sido um êxito e tem contribuído para o desenvolvimento da actividade económica, turística, cultural, cívica e de cidadania também, disse.

Pedro Machado sublinhou o facto de esta ser “a primeira vez que o Congresso da AHP, o maior congresso de hotelaria em Portugal, se realiza em Coimbra”, realçando que “somos uma região que está a crescer em número de hóspedes, de dormidas e de proveitos”.

A dificuldade em receber congressos como este era, no entanto, “uma pecha na Região Centro”, considerou. Uma dificuldade ultrapassada com a abertura, em Coimbra, do Convento São Francisco. “Este equipamento permite posicionar o Centro no produto ‘congressos e incentivos’, e não apenas a nível nacional como internacional. Este posicionamento é importante para combater os problemas da sazonalidade e da baixa estadia média da actividade turística. Além que tem um efeito multiplicador na cadeia de valor do turismo, incluindo na restauração”, destacou o responsável regional de turismo.

O congresso da AHP, que faz parte da agenda anual do sector, reúne mais de 400 participantes, cerca de 6 dezenas de empresas parceiras, fornecedoras de bens e serviços para a hotelaria, consultores, estudantes e professores, responsáveis políticos e altos dirigentes da administração pública e privada. Conta com a presença de oradores nacionais e internacionais para debaterem temas de grande relevância para os profissionais da hotelaria e turismo.