Cooperação Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura espanhola dá frutos

A cooperação entre o Alentejo, o Centro de Portugal e a Extremadura espanhola, que integram a Euro Região EUROACE, está a dar frutos, traduzindo-se num crescimento significativo de turistas oriundos dos mercados externos no primeiro semestre deste ano.

Neste período, o Alentejo cresceu 18,7% em turistas internacionais e 14,6% em número de noites, enquanto o Centro de Portugal encerrou o semestre com taxas de crescimento nos mesmos indicadores de, respectivamente, 26,5% e 28,2%. Já a Estremadura registou uma subida de 13,3% em turistas estrangeiros, que originaram um crescimento de 14,8% nas noites.

Estes resultados e o desenho de uma estratégia convergente entre as três regiões, foram alvos de uma reflexão que teve lugar esta quarta-feira em Estremoz e na qual participaram o presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, o director-geral de Turismo de Extremadura, Francisco Martins, o vice-presidente da Entidade Regional de Turismo e também da Agência de Promoção Turística do Centro Jorge Loureiro, e António Lacerda, director executivo da Agência de Promoção Turística do Alentejo.

Os responsáveis das entidades de turismo das três regiões acordaram ainda prosseguir uma abordagem integrada para mercados de longo curso, nomeadamente da China, iniciando a colaboração já no imediato, com uma presença articulada no workshop “World Bridge Tourism – 2018 EU – China Tourism Year”, a ter lugar em Londres, nos dias 2 e 3 de Novembro.

Durante a reunião, foi ainda decidido elaborar um projecto comum, a apresentar a um próximo aviso da iniciativa comunitária Interreg – Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 – Cooperação Transfronteiriça.