Copenhaga vai construir novo terminal de cruzeiros

Ficará localizado próximo do actual terminal Oceankaj, em Ydre Nordhavn, terá capacidade para 5 mil passageiros, irá permitir receber maiores navios, e deverá estar concluído em 2020. É o novo terminal de cruzeiros (terminal 4) em Copenhaga que já tem luz verde.

De acordo com Barbara Scheel Agersnap, CEO da Administração do Porto daquela cidade dinamarquesa, com este desenvolvimento “asseguramos que Copenhaga retém e desenvolve a sua posição como principal destino de cruzeiros no norte da Europa”.

Dados da Administração do Porto de Copenhaga indicam que este ano, 55 navios, cada um com mais de 4 mil passageiros a bordo, já visitaram o porto de Malmoe/Copenhaga nas denominadas escalas de turnaround, esperando-se que durante a temporada cheguem cerca de 850 mil pessoas. Refira-se que a indústria de cruzeiros gera mais de 4 mil empregos (nomeadamente empregos sazonais) em Copenhaga e contribui com um volume de aproximadamente 175 mil milhões de euros para a economia da região.

A crescente procura do turismo de cruzeiros está a ser aproveitada pelos operadores para valorizar o sector, tal como sucede em Portugal, onde em breve será inaugurado oficialmente o novo terminal de cruzeiros de Lisboa, já em funcionamento.