Costa Smeralda começa a navegar em 2019

Está a ser construído no estaleiro Meyer Werft en Turku (Finlândia), custa mais de mil milhões de euros e será baptizado em Savona (Itália) a 3 de Novembro de 2019. Trata-se do Costa Smeralda, um dos quatro navios que a companhia de cruzeiros vai incorporar à sua frota antes de 2021.

No entanto, a primeira viagem do Costa Smeralda, antes mesmo da cerimónia oficial de baptismo, parte a 20 de Outubro de 2019 de Hamburgo, num cruzeiro de 10 dias, passando por Roterdão, Lisboa, Barcelona, e Marselha, até Sanova. Estão agendadas celebrações nos vários portos em que atracará.

Já no dia 4 de Novembro de 2019, o mega navio inicia oficialmente as suas actividades num cruzeiro de seis dias / cinco noites, com embarque em Savona e escalas em Barcelona, Marselha e Civitavecchia. O Costa Smeralda navegará pelo Mediterrâneo Ocidental até Abril de 2020 em roteiros de uma semana, com paragens em Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Maiorca, Civitavecchia e La Spezia.

O Smeralda é uma homenagem à Itália. O nome do navio, por exemplo, é um tributo a um dos destinos turísticos mais bonitos da região da Sardenha. Já os decks e as áreas públicas serão identificados com nomes de lugares italianos como Palermo e Trieste.

Serão, ao todo, 2.612 camarotes, sendo 28 suites, 106 com terraço, 1.522 com varanda, 168 externas e 788 internas. As cabines representarão a cultura e o estilo italianos, decorados com as cores e os padrões geométricos de cidades da Itália. O Costa Smeralda ainda inaugurará uma nova categoria de camarotes, com terraços sobre o mar.

O “coração” do Costa Smeralda será o Coliseu, área com três níveis e palco para as principais atracções a bordo. Outro destaque é a Piazza di Spagna, espaço que se estenderá por três decks na popa do navio, onde foi criada uma grande varanda ao ar livre sob um piso de vidro, dando ao hóspede a sensação de flutuar sobre o mar. Na proa do navio, por sua vez, fica a praça Trastevere, que reunirá área de compras, entretenimento musical, um bar no estilo veneziano e a Gelateria Amarillo. Outro ponto para uma vista panorâmica a bordo será a Passeggiata Volare, situada a uma altura de 65 metros.

Além de diversão, o Costa Smeralda traz uma série de opções gastronómicas, num total de 11 restaurantes e vários bares. Terá igualmente um centro de bem-estar, com Spa, salão de beleza, piscina de talassoterapia e 16 salas para tratamentos terapêuticos, bem como quatro piscinas, sendo duas para crianças, ginásio, um polidesportivo com vista mar, parque aquático, teatro, casino, um clube de jazz e piano bar e um espaço de jogos, ideal para crianças e jovens.

Uma das novidades do novo navio da Costa Cruzeiros será o museu a bordo, o CoDe – Costa Design Museum. O museu terá 400 metros quadrados e representará as grandes inovações italianas em design, moda, transporte e cinema.