Cristina Siza Vieira: turismo será “uma actividade cada vez mais rentável”

Em entrevista à revista Turisver, Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, afirma que a rentabilidade do turismo tende a crescer em Portugal embora o ritmo de crescimento do número de turistas tenda a abrandar.

Chegados aos 22 milhões de turistas, daqui para a frente, o ritmo de crescimento deste indicador tende a abrandar e uma das razões para que isso aconteça, afirma Cristina Siza Vieira reside nas “limitações” que existem ao nível das “acessibilidades aéreas enquanto o Montijo não existir”. A responsável aponta ainda outra razão, concretamente, o facto de termos em Portugal “zonas de maior e de menor maturidade”.

“Tem havido uma maior concentração de unidades hoteleiras nas cidades – os hotéis são um fenómeno urbano -, muito fruto, principalmente no caso de Lisboa, de circunstâncias não apenas turísticas mas também derivadas da alteração dos regimes jurídicos do Arrendamento Urbano e da Reabilitação Urbana”, sublinha a presidente executiva da AHP, avançando que o ritmo de crescimento tenderá a abrandar “sobretudo em alguns núcleos onde há maior concentração”.

O mesmo não se passará ao nível das receitas nem do impacto que o turismo tem na economia: “uma coisa é abrandar o volume de turistas, outra são as receitas e o impacto que o turismo tem na sociedade, e aí não penso que vá haver abrandamento, pelo que esta será uma actividade cada vez mais rentável”, afirma Cristina Siza Vieira, que avança igualmente a ideia de que não existe saturação turística.

A este propósito a presidente executiva da AHP considera que a questão que se coloca “é a de uma correcta distribuição dos turistas e da diminuição das externalidades negativas”. Ou seja: “temos que proteger o direito à habitação, à autenticidade, às lojas históricas” porque “o tecido social de um país não pode ser desestruturado sob pena de se perder a atractividade para o turismo”.

 

*Leia a entrevista na íntegra na edição de Abril da revista Turisver