Cruzeiros em Lisboa: 2016 foi 3º melhor ano de sempre

Passageiros e escalas cresceram 2% face a 2015, com o Porto de Lisboa a receber 311 navios de cruzeiros e 522.497 cruzeiristas naquele que foi o terceiro melhor ano de sempre para o turismo de cruzeiros na capital.

De acordo com dados do Porto de Lisboa, este resultado muito contribuiu o aumento de 12% dos passageiros em turnaround, segmento que contribui significativamente para o crescimento da economia da região e do país pois permite que estes turistas permanecerem na cidade antes ou após o cruzeiro. Dentro deste segmento, de um total de 47 632, foram os 24.107 passageiros embarcados que mais contribuíram para este incremento (+16%), apesar de os 23.525 passageiros desembarcados também terem registado uma variação positiva de +8%.

Já no que se refere aos tripulantes, o aumento foi de 3%, para um total de 214.566.

O aumento de 65 para 73 operações de embarque/desembarque (+12%) justifica o crescimento no turnaround, tendo os operadores Pullmantur Cruises, Oceania Cruises, Silversea Cruises e Windstar Cruises contribuído decisivamente para este incremento, adianta o Porto de Lisboa.

No ano que terminou, o Porto de Lisboa recebeu 17 navios em primeira escala, três dos quais estavam em viagem inaugural, situação que, de acordo com o Porto de Lisboa, se dever ao reforço da importância que esta infra-estrutura tem vindo a assumir.

Na nota à imprensa, pode ler-se que “o Porto de Lisboa e o Terminal de Cruzeiros de Lisboa congratulam-se pelos excelentes resultados alcançados na actividade de cruzeiros em 2016” e pelo facto de o Porto de Lisboa ter conquistado, em Setembro, pela segunda vez, o prémio de “Melhor Porto de Cruzeiros da Europa”, nos World Travel Awards que também distinguiram a cidade de Lisboa, pela terceira vez, com o prémio de “Melhor Destino de Cruzeiros da Europa”.