CTP apresenta “Roteiro para a Competitividade” no Dia Mundial do Turismo

Desta vez, a Confederação do Turismo Português comemora o Dia Mundial do Turismo a Norte e vai assinalar a data com a apresentação do “Roteiro para a Competitividade”. O evento, em Vila Nova de Gaia, vai contar com a presença do Presidente da República, do Primeiro-Ministro e do ministro da Economia.

No The Yeatman Hotel, em Vila Nova de Gaia, a partir das 16h00, a CTP vai dar a conhecer as conclusões de ‘Turismo em Movimento – Roteiro para a Competitividade’, um projecto da CTP, em parceria com a PwC, que visa aprofundar o conhecimento de uma forma abrangente, sustentada e precisa da realidade do Turismo em Portugal, a nível nacional e regional. O trabalho, apresentado a 27 de Setembro do ano passado, foi desenvolvido ao longo dos primeiros oito meses deste ano e envolveu uma interacção directa da CTP e PwC com os principais stakeholders das sete regiões de Turismo, em debates realizados nas referidas regiões.

Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo Português, explica que o roteiro pretende “contribuir para a implementação da estratégia nacional para o Turismo, a partir de uma base de trabalho sólida, sistematizada e desenvolvida em diálogo permanente com os agentes nacionais e regionais”. O responsável sublinha ainda que o turismo “exige uma política que lhe garanta competitividade e sustentabilidade” e que uma política deste tipo “só será bem-sucedida se resultar de um processo de trabalho participativo e mobilizador, que envolva e concilie realidades nacionais e regionais”.