CTP e CNADS debatem modelo para Turismo de Natureza

“Turismo – Natureza” é o tema de um colóquio que terá lugar dia 28 a partir das 9h30, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, numa organização da Confederação do Turismo Português e do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

A iniciativa foi preparada para proporcionar a reflexão sobre o modelo de Turismo de Natureza que poderá responder com mais eficácia às necessidades de preservação e sustentabilidade do território em estreita articulação com o desenvolvimento socioeconómico das comunidades locais.

Sobre esta temática Francisco Calheiros, presidente da CTP, começa por afirmar as condições ímpares que Portugal apresenta para a prática de turismo de natureza, sublinhando que “a conservação do património natural  depende de um modelo de Turismo de Natureza, que assente numa visão de sustentabilidade a longo prazo e que envolva decisores e comunidades”. Por isso, o que se pretende deste fórum é “reunir diferentes opiniões que nos conduzam ao modelo mais eficaz”.

O colóquio vai contar com a presença de Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, Célia Ramos, secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Nuno Fazenda, director de Departamento de Gestão de Programas Comunitários, Rogério Rodrigues, presidente do Conselho Directivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Refira-se que mais de 22% do território nacional está abrangido por estatuto de protecção, o que faz de Portugal um dos países mais ambiciosos na proteção da biodiversidade, tal como reconhecido na proposta de Estratégia para o Turismo 2027, apresentado pelo actual Governo e ainda em discussão pública até final de 2016.

Inscrições e informações em: http://www.confederacaoturismoportugues.pt/events/view/id/566