Cuba regista crescimento de entrada de turistas

Cuba registou um crescimento sustentado na chegada de turistas internacionais no final de Janeiro, quando foi reportado o aumento de 15% de entradas no país, segundo o Ministério do Turismo – Mintur.

Segundo as declarações de María del Carmen Orellana, directora-geral de Marketing da Mintur, à televisão estatal de Cuba, a tendência de crescimento do número de visitantes estrangeiros continua. Informou, ainda, que os mercados europeus permanecem a intensificar o seu crescimento na emissão de turistas para o destino, ao mesmo tempo que com a ajuda do Canadá, principal mercado emissor que contribui com 30% dos turistas que visitam a ilha, esperam chegar aos níveis de crescimento de outros tempos.

De acordo com o balanço do comportamento turístico no primeiro mês de 2017, as autoridades do sector prevêem que o aumento das operações de companhias aéreas internacionais e de cruzeiros tenha favorecido o fluxo de viajantes na actual época alta, que esperam que termine, em Abril de 2017, com um crescimento de 17% comparativamente ao período homólogo do ano anterior.

Cuba recebeu pela primeira vez na sua história um recorde de 4 milhões de turistas em 2016, número que representa um crescimento de 14,5%. Para o ano em curso projecta-se a subida deste número para os 4,2 milhões de visitantes. A ilha conta, actualmente, com 66.547 quartos, contudo, para atender à crescente demanda, espera somar outros 4.020 em 2017 e contar com 20.000 mais em 2020, com o objectivo de chegar a um total de 104.000 em 2030.