“Descobriram Portugal. E agora?!” dá mote ao 29º Congresso da AHP

Organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal, o 29º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo que vai ter lugar em Coimbra, no Convento de São Francisco, entre os dias 15 a 17 de Novembro, vai subordinar-se ao mote “Descobriram Portugal. E agora?!”, pretendendo responder à questão “como manter a capacidade de atracção de, e por, Portugal?”.

No seu site, a AHP sublinha que, perante os recordes turísticos do país, importa “ver para lá da linha do horizonte, para preparar o futuro”, e responder às questões “Como crescer sem perder a identidade? Como divulgar outros destinos em Portugal e distribuir no território as oportunidades que o Turismo traz? Como gerir as infra-estruturas aeroportuárias no quadro actual e perante o crescimento? Que novas tendências se perspectivam, do alojamento às tecnologias e à gestão de pessoas?”.

O congresso inicia-se com a habitual sessão oficial de abertura, pelas 08h45 de 16 de Novembro, Segue-se, pelas 09h30, o painel “Turismo e a Europa das Regiões” onde, entre outras situações, se falará da construção do projecto europeu e do desenvolvimento de um Turismo descentralizado.

Ainda de manhã estará em análise, numa mesa redonda, “A condição periférica de Portugal. Os desafios do transporte aéreo”.

A tarde inicia-se com a sessão “Como Crescer sem perder a identidade?” onde se falará de identidade e massificação, de crescimentos descontrolados e dos desafios que se colocam às cidades de Lisboa e Porto.

“As Pessoas: a aposta de sempre, os reptos do futuro” é o tema do segundo painel da tarde onde se falará de recursos humanos, qualidade do serviço, formação, dignificação das carreiras turísticas e legislação laboral.

O dia termina com o habitual jantar do congresso, em local ainda a indicar.

Na manhã do dia 17, após um ReviewPro sobre “Preços altos, expectativas altas! Como explorar oportunidades e melhorar a experiência do hóspede?”, a sessão de trabalhos terá como tema “The Future of Hotel Revenue Management: Big Data, Business Inteligence & Analytics para hoteleiros”. Segue-se o último painel que abordará as “Novas tendências do alojamento – The hotel. The Hostel. The House”.

A fechar os trabalhos, está marcada para as 13h00 a sessão de encerramento do congresso.