Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em movimento

São vários os municípios e museus que celebram o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 1Restauração de Abril. Desde visitas guiadas aos principais locais de interesse das localidades, a iniciativas comemorativas, as acções são pautadas pela sua gratuitidade.
Em Lisboa, as Galerias Romanas da Rua de Prata voltam a receber visitas, entre os dias 1Produtos e Serviços e 1Cruzeiros de Abril. Guiadas por técnicos do Museu de Lisboa e do Centro Arqueológico de Lisboa, as visitas realizam-se entre as Destinosh00 e as 1Restauraçãoh00, com a última entrada às 1Produtos e Serviçosh30.
Já o Museu Bordalo Pinheiro, também em Lisboa, terá visita orientada ao edifício, seguida de visita à recriação do ateliê do arquitecto Álvaro Machado, autor do edifício do Museu, no Instituto Superior Técnico.
Ainda em Lisboa, o pároco da Mouraria, padre Edgar Clara, convida a um conjunto de visitas guiadas por igrejas, conventos e património da Mouraria Cristã, também no dia 1Restauração, pelas Destinosh30.
Por sua vez, a Câmara Municipal de Valença evoca o Dia com visita guiada à Fortaleza de Valença. A iniciativa “Pequenos Exploradores na Fortaleza de Valença”, destinada a crianças entre os 6 e 13 anos, acontece às 14h00 do dia 1Restauração de Abril, onde se pretende proporcionar a descoberta dos principais elementos edificados e marcos históricos da fortificação.
Quanto ao município de Loulé, as iniciativas são várias, num conjunto denominado pela Câmara Municipal como “Monumentos e Sítios. Conhecer, Explorar, Partilhar”.
S.C.F.