Dia Mundial do Turismo 2017 sob o signo da sustentabilidade

Assinalado a 27 de Setembro, o Dia Mundial do Turismo 2017 tem como mote “O Turismo sustentável como instrumento de desenvolvimento”, e as celebrações oficiais terão lugar no Qatar, de acordo com decisão da Assembleia Geral da OMT.

Em sintonia com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, o dia será dedicado a explorar a contribuição do turismo nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A propósito destas celebrações, o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai afirmou que “só o ano passado 1.235 milhões de pessoas cruzaram as fronteiras internacionais daí que ao assinalar o Dia Mundial do Turismo de 2017 pretende-se demonstrar como é que esta poderosa força transformadora, estas 1.800 milhões de pessoas que deverão viajar em 2030, poderão contribuir para que este mundo seja um lugar melhor e para impulsionar o desenvolvimento sustentável nos seus três pilares”, apelando pelo respeito à natureza e à cultura.

No Qatar, as comemorações oficiais vão ser estruturadas em torno de duas sessões centradas no “Turismo como motor de crescimento económico” e “O Turismo e o Planeta: Comprometidos com um futuro mais verde”. Além disso, haverá um grupo de reflexão que vai abrir o debate sobre o potencial do sector para promover a conservação das culturas e o entendimento mútuo.

Refira-se que o Dia Mundial do Turismo comemora-se desde 1980, coincidindo com a entrada em vigor dos Estatutos da Organização Mundial do Turismo (OMT). A paz e o diálogo, a energia, as acessibilidades, o património mundial e a água foram alguns dos temas abordados nas 37 edições anteriores.