Direcção Regional do Ambiente e Casas Açorianas estreitam cooperação

A Direcção Regional do Ambiente dos Açores e a associação Casas Açorianas vão unir esforços para levar a efeito uma série de acções de formação dirigidas aos membros da Associação, que terão início ainda este ano.

Turismo Rural nos Açores é sinónimo de Casas Açorianas, a Associação que enquadra e promove este tipo de oferta na região e que tem tido como preocupações centrais a preservação da mais genuína cultura e tradições açorianas e as boas práticas ambientais.

Tendo em vista responder de forma positiva às necessidades que se apresentam actualmente às unidades de turismo rural no que se refere, nomeadamente, à introdução de novos conteúdos não só de carácter ambiental mas também ligados ao marketing turístico, a Direcção Regional de Turismo está agora a planificar uma série de acções de formação para as quais vai contar com a colaboração da Casas Açorianas.

Dirigidas tanto aos alojamentos detentores do galardão regional de boas práticas ambientais, o Miosotis azores, quer a todas as unidades membros desta Associação, estas acções vão abranger todas as ilhas açorianas entre o final este ano e o início de 2017.

À associação Casas Açorianas vai caber a responsabilidade de mobilizar os seus associados para a participação nas acções que foram delineadas pela Direcção Regional do Ambiente.

A Casas Açorianas tem desempenhado um papel pioneiro e de grande relevo na promoção das boas práticas ambientais e de acolhimento aos turistas, nomeadamente através de um processo de certificação de qualidade que já vem sendo implementado junto dos associados há alguns anos, com resultados muito positivos.

Na reunião ocorrida entre a Direcção Regional do Ambiente e a direcção da Casas Açorianas esteve também em cima da mesa a disponibilização de informação sobre as casas associadas nas lojas e aplicações dos Parques Naturais das diversas ilhas.