Doze projectos hoteleiros em licenciamento na Baixa do Porto

Nos primeiros nove meses de 2017 entraram em processo de licenciamento 12 novos projectos hoteleiros na zona da Baixa e Centro Histórico do Porto, número que duplicou face ao mesmo período do ano anterior, revelou a Confidencial Imobiliário.

De acordo com este empresa independente, orientada para a satisfação das necessidades de informação dos profissionais do mercado imobiliário, a  grande maioria desses projectos – mais concretamente 9 – dizem respeito a hotéis ou empreendimentos turísticos de 4 ou mais estrelas, sendo os restantes 3 classificados na categoria de 3 ou menos estrelas. No entanto, apenas dois do total dos projectos são construção nova, sendo todos os outros resultado de obras de reabilitação. Em termos de dimensão, destacam-se dois projectos com mais de 8 mil m2, sendo ainda de mencionar mais dois casos com áreas superiores a 5 mil m2.

Os dados de pipeline são apurados pela Confidencial Imobiliário no âmbito da análise e tratamento dos pré-certificados energéticos emitidos pela ADENE, os quais têm de, obrigatoriamente, integrar os processos de licenciamento municipal de obras.