easyJet deixa de voar para Ponta Delgada e reforça Portugal no Inverno

A easyJet, num encontro com a imprensa na manhã desta quinta-feira, apresentou o reforço da sua programação para o Inverno 2017/2018. São ao todo mais 26 rotações por semana, com cerca de mais 175.000 lugares à venda comparativamente ao Inverno do ano anterior, o que representa um crescimento de 7% e totaliza em perto de 2.7 milhões de lugares disponíveis.

Em conferência de imprensa, José Lopes, director comercial da easyJet em Portugal, afirma que o objectivo da transportadora aérea é “tentar que todas as nossas rotas sejam pelo menos diárias de forma a apresentar o nível de qualidade a que as pessoas se habituaram”, surgindo, neste sentido, o reforço de lugares para este Inverno IATA. Atesta, ainda, que “num negócio tão sazonal como a aviação é muito importante crescer no Inverno”. A easyJet é, de momento, o terceiro maior operador a nível nacional, ficando perto dos 600 voos por semana em Portugal com o reforço que se anuncia.

Contudo, com o rearranjo das rotas de Inverno, neste caso de e para Lisboa, a companhia aérea vai abandonar rota de Ponta Delgada. José Lopes justifica a decisão pela “falta de disponibilidade de avião para estar no mercado com aquilo que nós consideramos a oferta mínima de qualidade, que seriam dois voos diários”. Foi, então, dado um passo atrás, utilizando as actuais quatro frequências semanais entre o Continente e os Açores para ajudar outras rotas e melhorar o produto. O último voo easyJet para Ponta Delgada ocorre no sábado, dia 28 de Outubro de 2017.

A nível de reforço de operação, para Lisboa serão acrescentados 100.000 lugares, chegando aos 300 voos por semana. A companhia aérea vai passar a operar diariamente para Bordéus e Lyon, em França. A primeira com mais três rotações e a segunda com mais uma rotação semanal. Para Luton acrescem quatro rotações semanais, operando seis dias por semana. Com isto, somando Luton ao Aeroporto de Gatwick, a oferta sobe para 54 voos semanais, perto de quatro voos por dia entre os dois destinos. Também Zurique sofre alterações, vendo melhorias nos seus dias operação, passando para as segundas, quartas e domingos.

Relativamente ao Porto verifica-se um aumento de 25.000 lugares, chegando aos 176 voos por semana. A oferta de Londres é novamente reforçada, através do aumento de uma rotação por semana para Gatwick, totalizando em 18 frequências semanais (Luton + Gatwick). Genebra vai atingir as 50 frequências por semana, chegando ao quarto voo diário às segundas e sábados.

Faro é uma das grandes apostas da easyJet em termos de aumento de lugares, com um crescimento de 42.000, chegando aos 118 voos semanais. Lille e Nice são estreias na operação de Inverno, com duas rotações por semana para cada uma das cidades. Quanto a destinos ingleses, é apresentado o segundo voo diário ao domingo para Bristol, num total de 16 voos semanais. Em Luton acresce o segundo voo por dia às segundas e sextas, passando a oferecer 52 voos por semana para o Algarve (Luton + Gatwick + London Southend).

Por fim, o Funchal verifica um aumento mais residual, com acréscimo de 8.000 lugares em relação ao Inverno 2016/2017. O reforço recai na rota recentemente aberta para a Basileia, com a companhia aérea a passar a operar às segundas e sextas, ao invés das terças.