EFTA apresenta novos cursos na área do turismo

A EFTA – Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro acaba de anunciar, em conferência de imprensa, na sede do Turismo Centro de Portugal, novos cursos de especialização tecnológica (CET).

Os dois novos cursos, que começam a ser leccionar em Setembro, são de Técnico Especialista em Gestão e Produção de Cozinha e o de Técnico Especialista em Gestão e Produção de Pastelaria. As inscrições estão abertas até final de Junho.

A criação de cursos de especialização na área do turismo tem como consequências o reforço da qualidade dos serviços prestados aos visitantes e, por outro lado, aumenta a qualificação dos trabalhadores da área, permitindo a melhoria das suas condições salariais, foram os motes das intervenções durante a conferência de imprensa.

Para Pedro Machado, o crescimento traz desafios, sendo que “um deles é preservar a autenticidade dos destinos: como preservar a autenticidade e, ao mesmo tempo reforçar a atractividade”, enquanto o outro “reside nos recursos humanos”.

De acordo com o presidente do Turismo do Centro de Portugal, “estes cursos da EFTA contribuem de forma dupla para fazer face a este desafio”, pois por um lado, “permitem aumentar o número de quadros qualificados em áreas específicas, reforçando a qualidade do serviço”, por outro “tem um efeito benéfico na valorização do trabalho”.

Manuel Torrão, director da EFTA, fez a apresentação dos cursos, juntamente com Paula Ribeiro, coordenadora dos CET. Os responsáveis da escola destacaram o facto de estes serem cursos com uma provável grande taxa de empregabilidade e que a procura está a superar as melhores expectativas.

Estes cursos, com a duração de 1.500 horas, sendo que 500 são de formação em contexto real de trabalho, são destinados a alunos que terminaram o ensino secundário e conferem uma qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Permitem a qualificação de quadros intermédios através de uma especialização em áreas tecnológicas e o prosseguimento de estudos, bem como a obtenção de equivalências a algumas licenciaturas, com a atribuição de créditos.