Empresas de rent-a-car adquirem mais de 7 mil novos veículos em Março

Durante o mês de Março, as empresas de rent-a-car em Portugal adquiriram um total de 7.319 novos veículos de ligeiros de passageiros, anunciou a ARAC, que cita números da ACAP (Associação Automóvel de Portugal).

No mesmo período, o conjunto das empresas associadas da ARAC que se dedicam à actividade de aluguer de curta duração (veículos ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros, pesados de mercadorias, todo-o-terreno e motociclos) adquiriram um total de 7.691 veículos face aos 6.383 adquiridos em período homólogo do ano anterior.

O crescimento das frotas das empresas de rent-a-car (produto integrante de qualquer pacote turístico) deve-se sobretudo ao actual sucesso do turismo em Portugal, pois o número de visitantes do nosso país tem aumentado de forma significativa.

O turismo é actualmente o maior mercado das empresas de rent-a-car representando cerca de 60% do seu volume de negócios.

Na composição das aquisições referidas (á semelhança do mercado nacional de um modo geral), os segmentos A, B, C e D representaram a maioria das aquisições efectuadas pelas empresas de rent-a-car, embora se continue a assistir a um crescimento do segmento A, devido ao aumento da procura deste tipo de veículos pela clientela turística.

De acordo com a ARAC, o mercado irá assistir brevemente à introdução nas frotas das empresas de veículos eléctricos, ao aumento do número de unidades adaptados á condução por pessoas com dificuldades físicas, bem como viaturas de características especiais para além das caravanas e autocaravanas já operadas por algumas empresas especializadas.