Empresas turísticas do Centro têm acesso a linhas de apoio

As empresas turísticas com actividade em 11 concelhos do Centro de Portugal vão poder beneficiar de linhas de apoio financeiro, no valor de 8,5 milhões de euros, e de medidas extraordinárias da Segurança Social, com o objectivo de minimizar os impactos dos incêndios de Junho.

As três linhas financeiras de apoio estão à disposição das empresas turísticas dos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Oleiros, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela e Sertã, bem como dos territórios limítrofes, desde que demonstrem quebra na procura em relação à actividade que desenvolvem. A linha de apoio à tesouraria de maneio tem o valor de 1,5 milhões de euros, a de apoio à valorização turística do Interior de 2 milhões de euros e a linha e apoio à qualificação da oferta, ao nível das infra-estruturas e dos espaços envolventes tem o valor de 5 milhões de euros.

Os apoios financeiros, pela primeira vez, não são processados através de instituições financeiras, mas sim do Turismo de Portugal, e são concebidos pelo prazo máximo de cinco anos, com um período de carência de capital de 18 meses, não estando associados a quaisquer juros remuneratórios. As empresas turísticas dos concelhos mais afectados pelos incêndios do passado mês de Junho poderão contar também com um regime excepcional de redução e isenção de contribuições para a Segurança Social, além de um diferimento no pagamento das contribuições.

As notícias surgem no âmbito das sessões de esclarecimento, que tiveram como palco as vilas de Figueiró dos Vinhos e Pampilhosa da Serra. Estas sessões foram promovidas pela Turismo Centro de Portugal e AHRESP, em parceria com o Turismo de Portugal, Segurança Social, CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias dos Xisto.

Foi, ainda, criada uma linha telefónica para apoio a empresários, para informações e esclarecimentos, em 808 209 209.