“Escolher é Viver” é tema do stand de Portugal na Fitur

Portugal mostra-se na Fitur 2016, que abriu as portas esta quarta-feira, em Madrid, como destino de grandes escolhas. Surf, arte e inovação são as apostas da presença portuguesa, cujo stand tem como tema “Escolher é Viver”.

Até ao próximo dia 24, o destino, que mobilizou meia centena de empresa, mostra-se no stand 4C02, apresentando produtos inovadores e muito diversificados, naquela que será a 36.ª edição da Fitur.

Os mais recentes indicadores do INE e do Banco de Portugal (relativos ao período compreendido entre Janeiro a Outubro de 2015) confirmam o crescimento do mercado espanhol – o segundo no ranking dos mercados emissores para Portugal – de acordo com os indicadores hóspedes, dormidas e receitas turísticas, com quotas de 14,7%, 10,4% e 12,4% respectivamente.

Neste período, este mercado foi responsável por 1,3 milhões de hóspedes, 3,3 milhões de dormidas e 1.225 milhões de euros de receitas turísticas, representando um crescimento face ao ano anterior de 5,3% nos hóspedes, 1,1% nas dormidas e 15,2% nas receitas turísticas.

Tendo em conta a importância deste mercado, Portugal posiciona-se na Fitur como “o destino de grandes escolhas” do ano de 2016, com destaque para a realização, nos próximos três anos, do mega evento tecnológico Web Summit, que o consagra como território da liberdade para criar; pelo facto de Lisboa acolher a primeira edição fora de Espanha da feira de arte contemporânea Arco Madrid, na Cordoaria Nacional, de 26 a 29 de Maio; e ainda por Portugal ser a escolha dos melhores surfistas do mundo, graças às suas ondas.

O stand explora alguns motivos que fazem de Portugal uma boa opção e dá visibilidade ao facto de conferências e exposições de referência, cuja decisão do local de realização é sujeita a um processo de escolha altamente competitivo, terem reconhecido Portugal como uma boa opção.

Nos 751 m2 do stand do Turismo de Portugal os visitantes podem valorizar alguns dos mais fortes argumentos que fazem de Portugal o destino perfeito para umas férias ou uma viagem de fim-de-semana. Contemporâneo e colorido, nele foram criados diversos pontos estratégicos onde, através da realidade virtual, será possível interagir e conhecer melhor o país.

O programa de animação do stand inclui a ligação em streaming à Nazaré, a qual proporcionará ao consumidor espanhol e aos operadores de todo o mundo uma experiência com as ondas geradas pelo canhão subaquático na costa da Nazaré. Inclui também a máquina “Selfiematon” que permite perdurar a experiência no stand de Portugal através de fotografias com paisagens portuguesas como imagem de fundo, convidando à sua partilha nas redes sociais. Terá ainda uma área de degustação de vinhos e produtos portugueses.