Essência do Vinho com programa definido

Vinhos de todo o país, provas comentadas, workshops e show cooking vão estar presentes na 4ª edição da Essência do Vinho, a decorrer no Centro de Congressos do Casino da Madeira, de 27 a 29 de Novembro.

No total estarão cerca de um milhar de vinhos de uma centena de produtores representados para degustação, num evento de organização conjunta do Diário de Notícias da Madeira e da EV-Essência do Vinho.

Esta edição abrirá portas no dia 27, das 15h às 18h exclusivamente a profissionais da hotelaria, restauração e representação de vinhos, altura em que recebe a generalidade do público, até às 21h30.

Do primeiro dia consta a primeira prova comentada, às 18h30, por Rui Falcão, colaborador da revista WINE – A Essência do Vinho, que se focará numa das castas mais emblemáticas da Madeira, a Sercial. Pouco depois, pelas 19h30, o investigador e enólogo Virgílio Loureiro explicará a evolução do Vinho Madeira: “Do vinho dos faraós à Tinta Negra da Madeira”.

O chefe de cozinha do Reids Palace da Madeira, Luis Pestana, apresenta-se em sessões de show cooking pelas 19h30.

No segundo dia, Rui Falcão inicia, pelas 16h30, outra prova comentada, numa viagem por algumas das mais emblemáticas castas portuguesas, para às 18h30, Virgílio Loureiro explicar “Uma forma fácil de entender os estilos de vinho”.

Na gastronomia, Carlos Magno, chefe da Quinta da Casa Branca da Madeira, protagoniza nova sessão de show cooking pelas 18h.

No último dia, as provas de Rui Falcão continuam com vinhos brancos portugueses, insulares e continentais, a partir das 16h30, dando posteriormente lugar a Carlos Gonçalves, chefe de cozinha do Praia d’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, para mais momentos de show cooking, pelas 18 horas.