Estações de sky de Espanha e Andorra em apuros por falta de neve

As últimas tempestades – breves, mas intensas – que passaram pela Península Ibérica nos últimos dias, combinadas com neve artificial, permitiram salvar de um Inverno atípico as principais estâncias de sky em Espanha e Andorra.

Passados quase dois terços da temporada, as estâncias lamentam a situação, uma vez que o termómetro não caia abaixo de zero em muitas cadeias montanhosas, desde o início de Janeiro. O sol persistente comprometeu, por exemplo, a abertura das estâncias dos sistemas Cantábrico, Central e Ibérico, e colocaram em números incomuns a ocupação de Serra Nevada. Igualmente, a estância de sky de Valdezcaray, em La Rioja, permaneceu fechada até esta segunda-feira à espera de novos nevões.

Apenas os Pirinéus cobertos de neve se destacam nessas altas temperaturas de Inverno incomuns. Ali, o balanço económico é mais positivo do que nas outras áreas para um mês e meio antes do final da temporada.

Algumas estâncias de neve dos Pirinéus, como Aragão e Catalunha conservam números positivos de ocupação, enquanto os domínios esquiáveis de Grandvalira e Vallnord, em Andorra também se mostram satisfeitos e esperançados com o rendimento.