Estatuto de projecto de interesse regional para empreendimento no Pico

O empreendimento “Lavahomes da Terralta”, que vai criar 14 unidades de alojamento em São Roque do Pico (Açores) num investimento de 2,4 milhões de euros, acaba de ganhar o estatuto de Projecto de Interesse Regional (PIR).

Entre outras vantagens, vai ser concedido ao projecto majoração em 5% de incentivo, não reembolsável, a conceder no âmbito do Subsistema de Incentivos para o Fomento da Base Económica de Exportação.

O projecto prevê a construção, mas também a recuperação do edificado, com uma sala panorâmica multiusos, um restaurante, um bar e uma pequena mercearia, “integrando-se na estratégia de desenvolvimento sustentável do sector do turismo, além de apresentar um manifesto interesse ambiental”, com recurso a energias renováveis.

O “Lavahomes da Terralta” vai criar, pelo menos, nove postos de trabalho directos e, de acordo com nota do Governo dos Açores, “apresenta uma forte vocação exportadora, traduzida por um mínimo de 50% do seu volume de negócios dirigido a mercados externos à região”.

Os PIR têm como objectivo promover e distinguir projectos de investimento privado que demonstrem um forte impacto e um efeito estruturante em sectores estratégicos para o desenvolvimento regional. É solicitado pelos promotores dos investimentos junto da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), entidade pública tutelada pela vice-presidência do governo regional.