Estudo da OMT destaca importância do turismo gastronómico

A gastronomia, um componente essencial da história, tradição e identidade, converteu-se também numa motivação importante para visitar um destino, indica o segundo estudo mundial da OMT sobre turismo gastronómico.

Para a organização, este segmento turístico oferece um enorme potencial para estimular as economias locais, regionais e nacionais e promover a sustentabilidade e a inclusão.

Neste relatório estão incluídas 16 boas práticas de diferentes países sobre temas tais como a formação e a inovação, as iniciativas relacionadas com as tecnologias de informação e comunicação, bem como itinerários relacionados com o vinho.

A publicação indica ainda que no que se refere à motivação dos turistas, a experiência gastronómica é hoje tão importante como visitar um museu, desfrutar da música, ou admirar a arquitectura de um destino. Neste sentido, refere que o turismo gastronómico tem um grande potencial para melhorar a gestão dos destinos turísticos, promover as culturas e contribuir para o desenvolvimento de outros sectores como a agricultura e o fabrico de alimentos.

A união entre gastronomia e turismo oferece, portanto, uma plataforma para revitalizar culturas, conservar o património material e imaterial, incentivar as comunidades a fomentar o entendimento intercultutral.