ET 27 é apresentada esta quarta-feira na BTL

A estratégia e os objectivos para o turismo em Portugal, nos próximos 10 anos, vão ser apresentados esta quarta-feira às 14H30, no Auditório Key for Travel da BTL. A iniciativa conta com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que encerra a sessão.

Trata-se da apresentação dos resultados da Estratégia Turismo 2027 (ET 27), documento que representa o corolário de um trabalho iniciado em 2016 e cuja discussão pública foi lançada em Maio do ano passado, em Tomar.

A cerimónia vai contar, igualmente, com as presenças da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, do presidente da Confederação do Turismo Português, Francisco Calheiros e do presidente da AIP, Rocha de Matos.

O Turismo de Portugal está presente na BTL com um stand, no pavilhão 1, concebido de forma a destacar a 2.ª fase da campanha de turismo interno “Ponha Portugal no Seu Mapa”. Este destaque visa incentivar os portugueses à realização de mini-férias na época baixa, mostrando-lhes a diversidade da oferta turística nacional através do ponto de vista dos portugueses que produziram pequenos filmes sobre 16 temas lançados pelo Turismo de Portugal. Estes vídeos serão agrupados em 6 grandes temas: história, romance, natureza, sabores, animação e ondas.

Um outro destaque prende-se com a celebração dos 25 anos da concepção da Marca Portugal, concebida, em 1992, por José de Guimarães. Esta celebração consubstancia parte da decoração do próprio stand o qual dedica uma área significativa à viagem do artista.

Os visitantes do stand do Turismo de Portugal poderão, igualmente, descobrir que tipo de viagem mais se adequa ao seu estado emocional, através da leitura das ondas cerebrais na “Máquina das Emoções.”

Os vinhos e a gastronomia vão, também, estar presentes no stand. Serão realizadas várias degustações e provas de vinho, preparadas pelos alunos das Escolas do Turismo de Portugal, utilizando os melhores produtos nacionais.

A propósito desta participação, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal refere que “a BTL é, sem dúvida, a grande festa do turismo nacional e por isso mesmo o foco será dar estímulo ao turismo interno”. O responsável lembra que, “com um peso de 40,1%, o turismo interno constitui-se como um importante factor de dinamização regional, contribuindo, também, para a redução da sazonalidade turística – razão pela qual está actualmente a ser lançada uma campanha televisiva desafiando os portugueses a porem Portugal no seu mapa de férias”.