ETOA e NECSTourR assinam acordo de parceria estratégica

A ETOA – Associação Europeia de Turismo e a NECSTouR – Rede de Regiões Europeias para o Turismo Competitivo e Sustentável assinaram um acordo de parceria estratégica, que sublinha a importância de uma acção coordenada a nível local na Europa, no interesse dos destinos e da economia dos visitantes a longo prazo.

As áreas de colaboração incluem parcerias em projectos, pesquisa e eventos. Ambas as organizações são membros do grupo de direcção e signatárias do Manifesto de Turismo para o Crescimento e Emprego. A primeira iniciativa começa esta quinta-feira com o workshop “Melhores Lugares para Viver, Melhores Lugares para Visitar”, que lança um alerta para que os sectores do património cultural e turismo unam forças para encontrar soluções reais que possam contribuir para a sustentabilidade do turismo social e cultural da Europa.

Para o presidente da NECSTouR, Patrick Torrent Queralt, uma das prioridades da organização é “capacitar as PME do turismo para reduzir as lacunas entre os profissionais e as necessidade do sector privado, integrar a revolução digital e promover a inovação no sector”, sendo que com esta colaboração a longo prazo espera “promover conjuntamente destinos de turismo europeus e políticas de turismo viáveis a longo prazo para as comunidades, visitantes e a indústria”.