Euromonitor: Portugal entre os destinos que mais beneficiaram com instabilidade mundial

A empresa internacional de pesquisa de mercado, Euromonitor, divulgou esta terça-feira que Portugal, Espanha e a Croácia foram os destinos turísticos que mais beneficiaram em 2015 “das ondas de choque externas adversas”.

Enquanto as chegadas internacionais diminuíram no Egipto e na Tunísia, sofrendo quedas de 25% e 5%, respectivamente, a indústria das viagens e os consumidores evitaram problemas e preferiram destinos mais seguros como Portugal, Espanha e Croácia, refere a Euromonitor na sua mais recente pesquisas de viagens, onde também fornece as mais recentes perspectivas para o desempenho da indústria do turismo.

Segundo a nova pesquisa do Euromonitor, as vendas de viagens e turismo globais cresceu consistentemente apesar das altas ondas de choque externas.

As tensões geopolíticas, quer terrorismo ou instabilidades políticas tiveram impacto nos destinos de sol e mar tradicionais em locais como o Mar Mediterrâneo, com os destinos mais seguros a saírem vencedores. “O efeito de substituição, onde os operadores turísticos internacionais deslocaram a sua capacidade, ou seja para países mais estáveis, é visível “, afirma Caroline Bremner, directora de pesquisa da Euromonitor International.

A empresa considera que a incerteza global também atingiu o Reino Unido, com o voto Brexit, que deverá afectar o turismo doméstico no curto e médio prazo, adiantando, que entanto, que a queda da libra após Brexit poderá ajudar a atrair visitantes para o Reino Unido.

A pesquisa de viagem do Euromonitor também revelou que a Europa Ocidental continua a ser o destino regional mais popular regionais, enquanto a Ásia-Pacífico aumentou 10% entre 2010 e 2015, Cuba experimentou um aumento no número de visitantes em 2015 ao registar 3,5 milhões de turistas de entradas, uma vez que as restrições de viagens foi facilitado, e a Islândia tem emergido como um destino de férias popular com um crescimento de 21,4% entre 2010 e 2015.

 

(Visited 16 times, 1 visits today)