European Sweet Itineraries: itinerários de doçaria para estudantes

O director da Câmara de Comércio Luso-Italiana, Marcello Menichetti, vai apresentar, no próximo dia 27 de Fevereiro, na Embaixada de Itália em Lisboa, os resultados do projecto ESI – European Sweets Itineraries, pelas 16h30.

Financiado pelo Programa COSME, o projecto é fruto de uma parceria entre Portugal, Espanha e Itália. Após análise dos territórios e tecidos produtivos dos três países envolvidos, os parceiros do projecto ESI elaboraram três percursos pelo sector da doçaria e pastelaria em Portugal, Espanha e Itália. Cada roteiro inclui actividades didácticas relacionadas com as antigas tradições da doçaria e pastelaria local, associadas aos aspectos históricos e culturais das cidades.

Os percursos destinam-se a jovens inscritos em escolas e institutos de formação profissional na área do turismo, hotelaria e restauração. Ao longo dos últimos meses, 36 estudantes das escolas de hotelaria e turismo da Letónia têm examinado os itinerários seleccionados, confirmando que as rotas dispõem das condições ideias para serem escolhidas como destinos de formação turística.

Segundo os parceiros do projecto, o ESI não pretende apenas promover a oferta turística nas cidades, como também fomentar o desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas dos sectores envolvidos. Os pacotes turísticos criados serão mantidos, pelo menos, durante os próximos dois anos, favorecendo a visibilidade dos territórios, empresas e operadores turísticos.

Em Portugal, os parceiros do projecto são a Câmara de Comércio Luso-Italiana, a Câmara Municipal de Óbidos, o operador turístico Pinto Lopes Viagens e a associação Évora Jovem. A rota portuguesa visita Lisboa, Estoril, Sintra, Óbidos, Caldas da Rainha, Marvão, Évora e Azeitão.