Faial inaugurou novo trilho pedestre

Inserido no Parque Natural do Faial, o Trilho Entre Montes vem reforçar a oferta deste tipo de produto que nos Açores é procurado por mais de 60% dos visitantes, segundo o director Regional de Turismo.

Na abertura do novo trilho, João Bettencourt salientou que a Região disponibiliza “cerca de 80 trilhos homologados em todo o arquipélago, perfazendo um pouco mais de 800 quilómetros, do Corvo a Santa Maria”, tendo também avançado que, segundo um estudo realizado, “cerca de 60 a 70% dos visitantes” dos Açores procuram estes trilhos.

O novo trilho do Faial desenrola-se ao longo de 3,3 quilómetros entre os vulcões do Monte da Guia, de formação submarina, e do Monte Queimado, de formação terrestre, apresentando um baixo grau de dificuldade.

De acordo com Hernâni Jorge, director Regional do Ambiente, o novo percurso é “acessível à generalidade das pessoas”, podendo um maior número “desfrutar de um valioso património natural, quer geológico quer biológico, mas também de um enquadramento histórico-cultural extremamente relevante”.

O novo percurso contempla as antigas fortificações que circundam a baía, o Forte da Greta, o Forte de São Sebastião e as ‘Portas’ de Porto Pim, topónimo flamengo que significa Porto Seguro e permite observar algumas espécies da avifauna marinha dos Açores, como o cagarro e o garajau-comum, ou a flora natural dos Açores, caracterizada pela urze, a faia, o Bracel-da-Rocha e o Junco.