Fernando Cardoso Chefe Cozinheiro do Ano 2018

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano distinguiu o chefe Fernando Cardoso do Altis Belém Hotel & Spa com o 1º lugar na final nacional desta sua 29ª edição, que reuniu chefes de Norte a Sul do país.

O primeiro lugar, alcançado por Fernando Cardoso, resultou da produção de um menu composto por açorda de ovos, coentros e cebolas em curtume para entradas, ervilhas, bivalves e pregado como prato de peixe, borrego, queijo de Seia e batatas assadas para a carne, sonhos de abóbora para sobremesa e Caldeirada de cherne como prato tradicional em tacho/forno.

O jantar e a entrega de prémios decorreram no Cais da Pedra, com o CCA 2017, Luís Gaspar, e o Grupo Multifood como anfitriões. A consagração gratificou o vencedor com alguns prémios, destacando-se o cheque-oferta de 1.000€ da Makro, patrocinadora oficial do Concurso. O evento contou com o fornecimento de produtos de marca própria – Makro Chef, providenciados para o concurso.

A completar o pódio desta edição, com o segundo e terceiro lugar, ficaram Carlos Gonçalves, chefe do Corinthia Lisbon Hotel, e Jorge Fernandes, do Hotel Iberostar Lisboa, respectivamente. Ambos pertencem às equipas de competição culinária da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal. Em competição estiveram também Pedro Pinto do Vila Vita Parc Resort & Spa, Tony Martins do Douro Palace Hotel Resort & Spa e Vítor Adão do Restaurante 100 Maneiras.