Festival “Algarve Jazz Gourmet Moments” casa turismo e cultura

O Festival “Algarve Jazz Gourmet Moments”, que terá lugar de 12 a 14 de Maio no Centro de Congressos de São Rafael, vai casar turismo e cultura, convicção dos vários intervenientes na organização da iniciativa.

De acordo com a organização, trata-se de um evento inovador que combina o melhor do Jazz à excelência da gastronomia algarvia com o pretexto de criar uma experiência única de sons e sabores, para o que foram convidados vários restaurantes do concelho que irão preparar ementas especiais para os dias do festival. Os produtos da região irão estar em destaque numa versão gourmet.

A apresentação do projecto contou com as presenças de Dália Paulo, comissária do “365 Algarve”, Alexandra Gonçalves, directora regional de Cultura do Algarve, Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Vítor Vieira, vice-presidente da APAL, Bruno Silva, director do São Rafael Atlântico e Hugo Alves, maestro da Orquestra de Jazz do Algarve (OJA).

O “Algarve Jazz Gourmet Moments”, segundo Dália Paulo, é um dos grandes projectos integrados no “365 Algarve” – um programa que junta duas secretarias de estado no terreno, nomeadamente a Cultura e o Turismo com o objectivo de reforçar a programação cultural da região durante a época baixa e média baixa. “É um casamento perfeito entre Turismo e Cultura e é muito importante porque vem complementar aquilo em que somos conhecidos – o sol e o mar – com a valorização da cultura e das nossas tradições de forma inovadora, disse, para acrescentar que “o sucesso dos destinos está na diferenciação que se consegue com alguns pormenores e o que nos diferencia é a nossa gente, a nossa cultura e identidade próprias”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, o evento enquadra-se totalmente nos objectivos estratégicos do município. “Ao aliar a modernidade intemporal do jazz à intemporalidade da gastronomia, este evento constitui um grande desafio, permitindo criar experiências muito positivas que espero possam ser replicadas fora de portas”.

Por sua vez, a directora regional de Cultura do Algarve considerou que no Algarve Jazz Gourmet estão envolvidos todos os sentidos. “Juntamente com a música temos o paladar (gastronomia) e o tacto (artesanato) que associados à inovação vão gerar experiências memoráveis a quem participa, convertendo-se em excelentes veículos de promoção do destino”.