Festival ART&TUR muda-se para o Centro de Portugal

O Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR decorre em Leiria de 23 a 27 de Outubro, reinventando-se na sua 11ª edição e apresentando novidades como uma nova localização, o Centro de Portugal, e novos parceiros estratégicos.

O ART&TUR fará oito anos de itinerância na Região Centro, em parceria estratégica com a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal e as autarquias anfitriãs. O festival vai percorrer as várias sub-regiões, passando este ano por Leiria e futuramente por Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Tomar, Torres Vedras e Viseu. A 14 de Setembro, os filmes vencedores da categoria de Saúde e Bem-Estar do ART&TUR 2018 serão premiados na Foz do Iguaçú, no Brasil, numa parceria com a Termatalia, num objectivo de reforçar a visibilidade mundial do festival.

A grande novidade de 2018 é o ART&TUR Factory, uma parceria com a Centro de Portugal Film Comission e com as universidades e politécnicos da Região Centro. Será um concurso de produção audiovisual em que participarão 10 filmmakers de 10 países, com o objectivo de produzir filmes promocionais nas três redes de aldeias do Centro, em concreto as Aldeias do Xisto, Aldeias Histórias e Aldeias de Montanha.

O festival recebe inscrições em duas secções competitivas – Tourfilm e Doc. A primeira é dedicada à produção turística e a segunda aberta aos documentários e programas de TV. O período de inscrição de filmes decorre até 30 de Junho. Os concorrentes têm a oportunidade de ganhar prémios atribuídos por um júri de 22 peritos do cinema, turismo e marketing, de 12 países. Podem ainda ver os seus filmes ser integrados na rede do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo, que realiza anualmente o Grande Prémio Mundial do Cinema Turístico, em Viena.