Festival do Contrabando celebra as margens do Guadiana

De 24 a 26 de Março, Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana recuperam uma tradição que marcou a vida dos povos da fronteira de Portugal e Espanha e transformam-na numa iniciativa cultural, destinada a animar os públicos de ambos os lados da fronteira, o Festival do Contrabando.

Esta iniciativa enquadra-se no programa cultural 365 Algarve e conta com a organização da Câmara Municipal de Alcoutim. É a primeira edição deste evento, que é uma oportunidade para apreciar o património natural que se pode desfrutar nas duas margens do Rio Guadiana, que há anos atrás foi lugar inóspito que os contrabandistas desafiavam. É em memória desses tempos e dessas gentes que o festival pretende transmitir esta herança cultural e natural em comum, recriando a vida quotidiana dos anos 30 e 40.

O Festival do Contrabando tem como ingredientes um cenário único partilhado por dois países e uma contínua animação cultural. Vai contar com animação de rua, desfiles, exposições, música, artes e ofícios. O programa vai permitir ao visitante viajar no tempo e descobrir uma forma de vida que marcou a zona e as populações. Neste, destaca-se uma atracção única que apenas se poderá viver neste dias, o atravessar através de uma ponte pedonal o Rio Guadiana.