Festival Internacional dos Nómadas de 16 a 18 de Março em Marrocos

A 14ª edição do Festival Internacional dos Nómadas vai ter lugar de 16 a 18 de Março em M’hamid El Ghizlane, o ultimo oásis antes do Sahara Marroquino, a 90 quilómetros de Zagora no Vale do Draa.

Organizado pela Associação “Nómadas do Mundo” desde 2004, esta manifestação cultural gratuita procura divulgar o património material e imaterial das tribos nómadas, preservar a sua identidade cultural mantendo vivas suas tradições seculares e cultura ancestral, juntando, ao longo de três dias, música, dança, artesanato, gastronomia debates, ateliers, desportos tradicionais entre muitas outras actividades. Só a programação musical deste ano prevê cerca de 15 concertos.

Os temas do Fórum dos Nómadas centram-se sobre o património e a história desta região Drâa-Tafilalet. Esta antiga encruzilhada cultural, antigo ponto de encontro na rota comercial das caravanas, foi outrora uma etapa crucial do comércio trans-saariano.

Hoje, M’hamid El Ghizlane protege um palmeiral que se estende ao longo de 16 quilómetros, contornando o rio Drâa. O objectivo é reflectir nas soluções para o futuro do nomadismo num Sahara que viu a sua população de nómadas reduzir 70% na última década.