FIA põe design nacional em destaque

A 29ª edição da FIA – Feira Internacional do Artesanato arranca já no próximo dia 25 de Junho, com destaque para novas áreas de exposição e a presença pela primeira vez, em termos internacionais, da China e da Namíbia.

A FIL, em Lisboa, é novamente palco da maior festa intercultural da Península Ibérica e segunda maior da Europa, até dia 3 de Julho. A FIL é organizada pela Fundação AIP, com apoio do IEFP e, pela primeira vez este ano, com Alto Patrocínio da Presidência da República.

A feira vai contar com mais de 600 expositores e cerca de 40 países participantes, ao longo de 30.000m², e terá um programa do qual constam exposições temáticas, prémios e concursos, ateliers, workshops, actuações musicais, jogos tradicionais e conferências.

A FIA Lisboa 2016 assume-se como uma plataforma de excelência para a promoção do desenvolvimento regional e das culturas locais por via do artesanato, da gastronomia, das actividades culturais e turísticas, do património e recursos naturais e fontes de sustentabilidade da economia local.

Como novidade em 2016 a FIA apresenta a área de exposição Espaço Design Nacional by LxD – Lisboa Design Show, para promover peças de joalharia, vestuário, calçado e mobiliário, entre outros, de origem nacional. A feira traz de volta o Festival de Carnes Portuguesas Certificadas – DOP, onde vão estar ao dispor seis raças portuguesas certificadas, em representação de seis diferentes regiões de Portugal. Regressa, também, o Concurso de Artesanato FIA Lisboa – categorias tradicional e contemporâneo, com o intuito de dinamizar o artesanato nacional distinguindo os artesãos portugueses.